Já começou o Rio Moda Rio: a nova semana de moda da cidade

Começou nesta terça-feira, dia 14, o  Movimento Rio Moda Rio, a nova semana de moda carioca. O evento irá se estender até o dia 17 de junho, no Píer Mauá. Com investimento de R$ 15 milhões, patrocínio master do SENAI e apoio do SESI – ambos integrantes do Sistema FIRJAN – e patrocínio da Natura, o Rio Moda Rio leva 14 grifes ao Píer Mauá, além de pop up stores com produtos exclusivos e diversas atrações gastronômicas e musicais.

À frente da empreitada, estão os empresários Rodolfo Medina e Duda Magalhães, da Dream Factory, e Luiz Calainho, da L21. A  empresa  responsável pela produção de grandes eventos, como o Rock in Rio e o Sónar; e a segunda, holding atuante nas áreas de comunicação e entretenimento e uma das idealizadoras da Feira Art Rio. O estilista Carlos Tufvesson é responsável pela curadoria do evento.

No Rio Moda Rio, desfiles tradicionais estão fora de moda. A tendência serão performances exclusivas, criadas por alguns dos maiores estilistas da moda brasileira. A cada apresentação, uma experiência. As nomenclaturas das estações do ano serão abolidas e, atendendo aos desejos do mercado, serão exibidas em salas de apresentações multiuso coleções com a temperatura à escolha de seus criadores. Entre os nomes a fazer história da moda estão: Alessa, Andrea Marques, BlueMan, Guto Carvalhoneto, Isabela Capeto, Ivan Aguilar, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Mara Mac, Martu, Maria Filó, Patricia Viera, Osklen e The Paradise.

Os desfiles contam com a curadoria criativa do artista internacionalmente conhecido Gringo Cardia, que vai trazer seu talento e ideias para apresentações surpreendentes. “Fui convidado pela direção do evento para fazer uma consultoria criativa junto aos estilistas e marcas para incentivá-los a quebrar os parâmetros normais de desfile e fazer do Rio Moda Rio uma apresentação de conceitos baseados em performances e atitudes, uma das grandes características da moda carioca”, explica Gringo.

A semana de desfiles será também a primeira a lançar o sistema see now, buy now (veja agora, compre agora), formato que o mundo inteiro está adotando para alinhar as datas de apresentação das coleções aos lançamentos do varejo. “Seremos a primeira semana brasileira a quebrar a sazonalidade e adotar o formato ready to buy em que o consumidor, logo em seguida ao desfile, poderá adquirir em loja a roupa desejada na passarela. Estamos firmando compromissos com as marcas para que levem às lojas, após suas apresentações, ao menos um preview das coleções”, detalha Carlos Tufvesson, curador do RMR e dono de uma trajetória de destaque no segmento da moda brasileira. O evento também contará com pop up stores das grifes Alessa, BlueMan, Guto Carvalhoneto, Isabela Capeto, Mara Mac, The Paradise, Ivan Aguilar e Maria Bonita, onde elas oferecerão produtos selecionados e exclusivos.

O acesso ao Píer Mauá é democratizado a partir da venda de ingressos, R$65,00 a inteira e R$32,50 a meia entrada. Habitualmente sem trânsito nas semanas de moda, o público desta vez está convidado a fazer parte do movimento e a vivenciar a multiplicidade de ações, podendo assistir às apresentações dos estilistas pelos telões espalhados no evento. Com exceção das salas de desfile, todas as outras atrações estarão abertas ao público. Para encerrar a noite celebrando, um show por dia acontecerá após o último desfile.

 

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Line up

 

15 de junho

Patricia Viera: 17h – Abertura da sala/ 17h30m – Início da apresentação

Martu: 18h – Abertura da sala/ 18h30m – Início da apresentação

Lino Villaventura: 19h30m – Abertura da sala/ 20h – Início da apresentação

Guto Carvalhoneto: 21h – Abertura da sala/ 21h30m – Início da apresentação

 

16 de junho

Maria Filó: 13h30m (externo)

Mara Mac: 17h – Abertura da sala/ 17h30m – Início da apresentação

Isabela Capeto: 18h – Abertura da sala/ 18h30m – Início da apresentação

Andrea Marques: 19h30m – Abertura da sala/ 20h – Início da apresentação

Alessa: 21h – Abertura da sala/ 21h30m – Início da apresentação

 

17 de junho

Ivan Aguilar: 14h (externo)

Osklen: 16h (externo)

BlueMan: 18h – Abertura da sala/ 18h30m – Início da apresentação

Lenny Niemeyer: 20h – Início da apresentação

The Paradise: 21h – Abertura da sala/ 21h30m – Início da apresentação

 

O público que passar pela Praça Mauá pode assistir em um telão instalado no centro da praça, ao vivo, aos desfiles, palestras e shows.

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